Por Anali Modesto
Maria de Lourdes Ferreira precisa usar cadeiras
de
rodas depois de uma queda na rua
|
A queda é comum em idosos, e algumas vezes pode ser um sinal de debilidade ou doenças graves. Maria de Lourdes Ferreira, de 76 anos, sofreu uma queda enquanto caminhava em uma das calçadas do bairro onde reside em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. “Minha pressão subiu, fiquei muito tonta e acabei tropeçando em um obstáculo na calçada que estava mal acabada, se estivesse em boas condições conseguiria evitar a queda”. Após três dias detectou que havia fraturado o fêmur, o mais longo e pesado osso do corpo. Ficou acamada por seis meses e agora precisa da cadeira de rodas para se locomover.
O médico generalista Albino Luiz Quinelato, acompanhou o caso de Maria e alertou em caráter de urgência uma cirurgia para correção do osso. Quinelato afirma ser corriqueira a fratura em idosos causada por quedas: “Já existem algumas campanhas nesse sentido, são extremamente comuns já que após um determinado tempo, existe certa perda da resistência dos ossos que propicia quedas, provocando fraturas com mais constâncias.”
Além de redobrar cuidados nas ruas, os idosos precisam também de adaptações dentro de casa. Quinelato conta que as quedas principais são na hora do banho e indica a colocação de barras de ferro para apoio, rampas, corrimãos e tapetes antiderrapantes. Também é necessário redobrar a atenção ao se levantar da cadeira, evitar sapatos soltos nos pés e sempre estar em dia com medicações para evitar tonturas.
Segundo o enfermeiro Kayo Santos, que cuida de idosos, as fraturas são mais comuns em lugares como o fêmur, quadril e crânio, que necessitam de cirurgia e levam uma recuperação prolongada.
Leia Mais:
Alimentação adequada e adaptada
Leia Mais:
Alimentação adequada e adaptada
Nenhum comentário:
Postar um comentário