segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pouca fiscalização prejudica uso de vagas para idosos

Por Evelyn Arendt


A conquista dos idosos pelo direito de ter uma vaga preferencial entrou em vigor em 2003 e, segundo a Secretaria de Trânsito, ficou estabelecida a obrigatoriedade da reserva em estacionamentos públicos e privados de Curitiba. Para o uso dessas vagas o idoso deve fazer a credencial na Secretaria de Trânsito e ser renová-la de dois em dois anos. Assim, os motoristas têm o direito de estacionar nas vagas devidamente sinalizadas com a legenda “idoso”.  Mas, nem sempre essas vagas são respeitadas.


Uma das vagas exclusivas para idosos na Rua Padre Anchieta, em Curitiba
Com a pouca fiscalização, há motoristas que não respeitam a exclusividade das vagas. “Ainda não cheguei aos 60 anos, mas infelizmente já vi muitos motoristas que perceptivelmente não tinham mais de 60 anos e que não respeitam as vagas preferenciais. A fiscalização deveria ser melhorada”, comenta o motorista Valdecir Arendt. As vagas nem sempre são utilizadas pelas pessoas certas, e segundo a responsável pelo setor de vagas exclusivas da Secretaria de Trânsito, Michele Scheffler, a fiscalização ainda é fraca se comparada ao número de motoristas que Curitiba possui. “Contamos muito com a ajuda do cidadão para denunciar quem não respeita a lei. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 da Prefeitura ou pelo 190 da Polícia Militar”.


O aposentado João Oliva, de 67 anos, possui a credencial desde 2010. “A primeira vez que fui estacionar em uma vaga exclusiva ainda não tinha a credencial porque eu não sabia como funcionava. Foi quando uma guarda de trânsito me orientou que eu deveria ir à Secretaria de Trânsito com alguns documentos que seria feito na hora. Hoje estaciono e dirijo para cima e para baixo graças a minha credencial”.Antes da lei entrar em vigor os idosos enfrentavam dificuldades e até preconceito por estarem dirigindo. 


Oliva passou por isso. “Há pessoas que criticam simplesmente pelo idoso não parecer que tem 60 anos ou mais”. Ele ainda comenta que as vagas são poucas se comparadas ao número de idosos que existem e que o número de vagas para deficientes é maior. Ele diz que lugares como shoppings e supermercados possuem mais vagas do que nas ruas e estacionamentos públicos. Segundo Michele, das vagas totais da cidade, 5% são destinadas a vagas exclusivas: 3% para idosos e 2% para deficientes.

Documentos para a credencial: 

- É preciso preencher um Pré-Cadastro no site da SECRETARIA DE TRÂNSITO:  urbs.curitiba.pr.gov.br

- Apresentar a CNH, comprovante residencial atualizado.

Com os documentos corretos, a credencial pode ser feita na hora.





Nenhum comentário:

Postar um comentário