segunda-feira, 11 de junho de 2012

Taxas para idosos

Por Amaní Cruz




Você deve conhecer as taxas que está pagando


   Inicialmente a taxa de juros para idosos tem um aspecto de serem baixas. Mas o que as deixa com esse aspecto normalmente é o fato de que os idosos desconhecem o valor real destas taxas e por acreditarem que os bancos e as financeiras apresentam um bom negócio, às vezes, as regras e normas do negócio que se está fazendo entre um idoso e a financeira ou o banco não fica tão esclarecido, ocultando muitas vezes o valor do juro que será cobrado. É o que cria a chamada “bolha de endividamento”.
É importante que o idoso ao resolver fazer um empréstimo ou algo que envolva cobrança de juros esteja sempre acompanhado de uma pessoa que possa o auxiliar no entendimento, o indicado é que seja um parente de primeiro grau ou alguém em que o idoso deposite sua confiança.
   Em vista de que os juros aplicados pelos bancos em empréstimos consignados para os aposentados eram abusivos vale informar que no dia 17 de abril de 2012 foi aprovado um projeto que limita os juros consignados para aposentados. O projeto de lei 300/2005 do senador Paulo Paim (PT-RS) diz que Os empréstimos consignados descontados em folha de pagamento para aposentados e pensionistas não poderão cobrar taxas de juros superiores a cinco pontos percentuais ao ano.
Nunca é demais buscar informações antes de realizar um empréstimo e saber ao certo qual é a taxa de juros, se de fato ela existe e se não está enrustida em alguma parcela ou clausula que será cobrada posteriormente.

Leia também: Idosos compram mais eletrodomésticos
                       Idosos podem receber benefício assistencial


Nenhum comentário:

Postar um comentário