segunda-feira, 11 de junho de 2012

Violência domestica é crime

Por Anali Modesto

A Violência Doméstica é um ato criminoso e um problema crescente na sociedade. As vítimas são geralmente consideradas como “A parte mais fraca”. Os idosos, por exemplo, sofrem os mais diversos tipos de violência dentro de casa. Insultos e agressões sejam elas físicas ou verbais, partem de familiares ou daqueles que “cuidam” destas pessoas. Muitas vezes são mantidas em cárcere privado, sofrem abusos emocionais e exploração financeira. Mesmo com tanto sofrimento são obrigados a permanecer calados, pois os agressores também interpretam, quando são surpreendidos por autoridades e agem como se nada estivesse acontecendo.

O ato de desrespeito e violência ao idoso é crime, e sujeitos à punição. Segundo o estatuto do idoso, ameaçar de abandono, se recusar em alimentar ou deixá-la em locais sem luz e higiene, são alguns exemplos de desrespeito.

É complicado entender os motivos que levam um ser humano se dedicar a vida inteira por seus filhos, e serem retribuídos da forma mais fria e calculista possível. É extremamente inaceitável deparar-se com relatos de pessoas idosas que, em algumas vezes, mal conseguem andar por conta própria, dizendo, por exemplo, que são chutados, levam tapas, socos, empurrões e puxões de cabelo, no momento em que na verdade precisam de apoio, carinho, paciência e compreensão.

Assim como foi com Nair Ferreira, que era maltratada pela filha além de ser violentada diariamente por netos rebeldes. Lourdes, irmã da vítima, conta que Nair sempre se dedicou a filha, até porque era a única, e lutou para dar tudo que pode à menina. No entanto, não foi desta forma que foi recompensada.

A última vez que ela apanhou, foi aos 79 anos, quando levou um forte chute do neto mais velho, na cabeça depois de ter sido arremessada ao chão. Nair teve traumatismo craniano, e não resistiu aos ferimentos. Faleceu. Segundo Lourdes, ela já estava sendo assassinada há muito tempo, e naquele dia apenas oficializou o óbito.

Para Dona Nair a justiça não foi feita aqui na terra. Porém fatos assim, nos motivam a encarar a realidade e denunciar estes criminosos. Um dos objetivos do Linha do Tempo online é incentivar os idosos a buscar seus direitos, para que casos como o da Dona Nair deixem de se tornar comuns.

Leia mais:





Nenhum comentário:

Postar um comentário