Por Helton Liça
O contato com a natação na terceira idade começa geralmente por indicação médica, mas os idosos acabam encontrando nos exercícios muito mais que alívio para suas dores. Além dos aspectos ligados à saúde, as atividades trazem inúmeros benefícios ligados à autoestima e relacionamento social, aspectos muito importantes para pessoas da terceira idade.
O benefício fisiológico é significativo, pois as atividades ativam a parte circulatória, o coração fica mais saudável, a pessoa dorme e se alimenta melhor, além de manter um espírito mais jovem. Irene de Macedo, 77 anos, começou a fazer natação há 25 anos para cuidar da saúde e também por uma grande motivação: parar de fumar. Hoje, ela se sente mais jovem e tem mais amigos. “Agora tenho até um relacionamento social melhor. Não só com pessoas da mesma idade que eu, mas também com pessoas mais jovens”.
Segundo a professora Ingeborg Dummer Carlindo, que dá aula para os idosos há mais de 14 anos, a natação melhora a autoestima. “Para eles o importante é qualidade de vida, mental, psicológica e social. Para cada idoso é feito uma adaptação física em um estado geral por causa das limitações de cada um”.
Natação um beneficio para a saúde da terceira idade |
Outras atividades aquáticas
Além da natação, existem outras atividades aquáticas benéficas para saúde e bem-estar. Para aumentar a força muscular, o ideal é a hidroterapia, que além de tudo é um programa aeróbico. Já na hidroginástica ao principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. Isso faz com que o praticante possa ter um ótimo melhoramento na capacidade pulmonar, resistência e flexibilidade.
Leia mais:
Idosos viciados em jogos de azar buscam ajuda no Jogadores Anônimos
Nenhum comentário:
Postar um comentário