segunda-feira, 11 de junho de 2012

Quem tem direito, também tem deveres

Por Marieli Castioni

Muitas pessoas acham que quando se chega na terceira idade, não se tem mais deveres sociais. Mas mesmo na condição de idosos esses deveres devem sim ser seguidos. Para ter direito a moradia digna, a carinho, ao amor e ao respeito, os idosos também devem cobrar isso da sociedade.


Para cobrar, é preciso saber: 

- É dever da sociedade acolher o Estatuto do idoso, de iniciativa do Projeto de lei nº 3.561 de 1997;





- Direito à educação: mesmo depois de uma vida aprendida, sempre tem muito mais o que se aprender;

- Dever de manter e priorizar a sua integridade;
- Direito a saúde, que é prioritária quando se chega nesta fase;
- Direito de viver em um ambiente com facilidades e regado de amor.


São tantos os direitos que muitas vezes, esquecemos dos deveres, o que é de suma importância. O Jornal Linha do Tempo online, incentiva e acredita que todo idoso que sofre agressões em casa, tem o dever de denunciar o agressor ao Conselho Nacional do Idoso, Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso ou ainda ao Conselho Estadual do Idoso. O idoso tem o dever e o direito de garantir sua plena felicidade pessoal, usando para isso, toda a forma de lei ao seu favor.
A  participação da terceira idade na sociedade é de grande valia. Lições aprendidas se repassam aos netos e filhos.


É de conhecimento do idoso o direito de andar de ônibus com passagem isenta e atendimento prioritário no SUS. Mas poucos sabem que caso seus parentes o abandonem em hospitais ou lares, sem qualquer tipo de ajuda, correm o risco de serem multados.
O idoso tem direito também a 50% de desconto em qualquer tipo de lazer e diversão. Já o critério para desempate em concursos públicos é a idade, e se prioriza o concorrente com idade mais avançada.


Leia mais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário